Politica

Sessão solene homenageará os 167 anos da emancipação política de Mossoró

Crédito da Foto: João Gilberto

ImagemA Assembleia Legislativa realiza, nesta sexta-feira, 15, sessão solene em homenagem aos 167 anos de emancipação política de Mossoró. Na data que celebra o fato, a cidade se torna sede do Poder Legislativo e recebe a solenidade acontecerá a partir das 19h, no Teatro Lauro Monte, localizado no Centro de Mossoró. A iniciativa é do deputado estadual Allyson Bezerra (SDD).

“Mossoró é conhecida pela sua história de luta e resistência, e essa data de emancipação política não poderia passar despercebida, aproveito a oportunidade para dizer que o nosso mandato sempre estará à disposição de Mossoró“, afirmou o deputado que destacou a importância de relembrar a data para os mossoroenses.

A sessão solene contará com a presença de diversas autoridades locais como políticos e representantes de universidades e instituições de ensino. Entre os homenageados da noite estão Padre Sátiro Cavalcante; o poeta Antônio Francisco; o escritor Davi Leite; o jornalista Emery Costa; o servidor da Ufersa Francimar Honorato dos Santos; o médico Dr. Cure de Medeiros, o pastor José Dantas Filho; membro da Academia Feminina de Letras e Artes de Mossoró (AFLAM) Maria Lúcia Escóssia e o ex-jogador de futebol Odilon Gomes de Almeida.

13 de Março de 2019

Itep RN

ITEP-RN coleta DNA de apenados para banco genético

ASSECOM/ITEP

ImagemPeritos do Laboratório de Genética Forense do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP-RN), em parceria com a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) iniciaram nesta semana a coleta de material genético de presos condenados no Rio Grande do Norte para inserção na rede nacional de banco de dados de perfis genéticos, com objetivo de prevenir delitos, responsabilizar os verdadeiros culpados e identificar por meio de DNA, o autor do crime. A primeira ação coletou 135 amostras biológicas de detentos em Alcaçuz condenados por crimes como estupro, feminicídio, homicídio qualificado, latrocínio, entre outros.

“O banco de dados genético, em fase de implantação no nosso Laboratório de DNA, será uma importante ferramenta para a segurança pública, permitindo identificar suspeitos em meio aos vestígios nos locais de crime, o que irá contribuir de forma enfática na investigação e combate à criminalidade”, destacou o diretor geral do ITEP-RN, Marcos Brandão.

O trabalho, coordenado pelos peritos criminais Fabrício Fernandes Oliveira e Elias Guilherme, iniciou com um mutirão no presídio de Alcaçuz e a meta é que até o final do ano, dos cerca de 3.000 detentos no RN que se encaixam nas condenações mencionadas na Lei 12654/2012, pelo menos 900 tenham seus perfis genéticos cadastrados no banco estadual de material genético e na rede integrada de banco de dados nacional.

“Os bancos de dados têm como objetivo manter, alimentar e compartilhar perfis genéticos de condenados e vestígios encontrados em locais de crime permitindo determinar o autor na cena do delito, dando resolução rápida e prevenindo novos delitos. Além disso, protege inocentes que estejam injustamente acusados e a identificação de pessoas desaparecidas”, enfatizou Fabricio.

Após a coleta, os materiais passarão por processamentos técnicos no Laboratório do ITEP-RN, para serem identificados perfis genéticos e em seguida serem lançados no sistema.

Duas novas ações de coleta deverão ocorrer no mês de abril. Os insumos e equipamentos utilizados vêm por meio de parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJ).Imagem

13 de Março de 2019

Estuprador na cadeia

Vitima reconhece acusado na hora de registrar a ocorrência de estupro na delegacia em Areia Branca

ImagemAgentes da Policia Civil da Delegacia de Areia Branca comanda pelo Delegado Renato Oliveira, com apoio da Polícia Militar, prenderam manhã de quarta feira 13 de Março, um individuo preso de justiça com tornozeleira eletrônica, acusado de furto e estupro na cidade de Areia Branca no Rio Grande do Norte.

Zaquiel Max da Silva, “Marquinho”, de 28 anos de idade, foi preso em casa na Rua Floriano Peixoto, no bairro São João. Ele estava com uma motocicleta roubada na noite de ontem na cidade e enquanto os policiais realizavam o flagrante, uma mulher chegou à delegacia para presta queixa de um estupro ocorrido na madrugada de hoje.

Quando a vitima do estupro repassou as características do individuo para os policiais, foi constatado que se tratava de Zaquiel. Na hora do reconhecimento, a mulher, vítima do estupro não teve duvida.

Zaquiel foi apresentado ao Delegado, que o autuou pelos crimes de furto e estupro. Zaquiel foi encaminhado para cadeia pública em Mossoró onde ficará a disposição da Justiça.

13 de Março de 2019

Homicidios no RN

Idoso é executado a tiros na cidade de Carnaubais:

ImagemJosé Neto Pereira, “Zé Negão” de 64 anos de idade foi morto a tiros, ocorrência registrada no início da noite de ontem, 12 de março, na cidade de Carnaubais no Oeste do Rio Grande do Norte.

Segundo informações, “Zé Negão” morava e tomava conta de um bar, localizado as margens da RN 016 e na noite de ontem, ele estava sentado na calçada do estabelecimento quando foi surpreendido por criminosos que chegaram de carro e armados com pistola e uma arma longa do tipo cartucheira.

A vitima foi alvejado com tiros de pistola 380 e de um tipo de espingarda que utiliza cartuchos. Segundo o perito criminal Renildo Marcelino que realizou os procedimentos no local de crime, o corpo de Zé Negão apresentava varias perfurações, e uma perfuração de entrada na região abdominal, que teria sido provocada pela arma de grosso calibre.

Depois dos procedimentos no local o corpo de José Neto Pereira foi removido para exames de necropsia na sede da Unidade Regional do Itep em Mossoró.

13 de Março de 2019

Notas

Atenção “Francisca Domingos” que mora em Mossoró, seu irmão Vivaldo procura a senhora

ImagemAtenção dona Francisca Domingos, seu irmão Vivaldo, que mora na cidade de Lagoa Nova, aqui no Rio Grande do Norte, fez contato com O Câmera e está querendo encontrar a senhora, que segundo ele, mora em Mossoró.

Vivaldo diz que não ver sua irmã há mais de 50 anos. Ele diz ainda que tem mais dois irmãos: João e Júlio.

13 de Março de 2019

Nota Publica

Paraú: secretário registra boletim de ocorrência, por acusações divulgadas por supostos fake news.

RN Politica em Dia

 

ImagemO secretário de agricultura da cidade de Paraú, Francisco Feliciano, conhecidíssimo "Neném do Gás", registrou Boletim de Ocorrência na delegacia de polícia civil de campo Grande, após ter ido ao ministério Público daquela Comarca, com intento de denúncia páginas de rede social, supostamente denominadas Fake News, que têm veiculado acusações infundadas e vexatórias contra sua pessoa.

Francisco Feliciano, todos sabem, é um cidadão que goza de amplo conceito na região Oeste potiguar, em especial, nas cidades de Campo Grande à Paraú.

Secretário municipal na gestão passada e mantido no cargo, diante de seu profissionalismo, reconhecido por onde passa, Francisco Feliciano viu seu nome posto em rede sociais, nos referidos perfis, como se não tivesse uma postura definida, no que diz respeito a política no município de Paraú. Isso, é público e notório, não traduz a verdade dos fatos. Francisco Feliciano é afeito a fazer o trabalho ao qual lhe foi designado, de forma imparcial e voltada as normas e regras vigentes, sem deixar que predileções político-partidárias interfiram em suas ações.

ImagemSegundo o teor do Boletim de Ocorrência, notícias falsas, por supostos perfis de facebook, procuram denegrir a imagem do reclamante, assim como a administração municipal da qual este faz parte e pessoas de bem, do município.

As investidas tiveram início, em 13 de novembro do ano passado e nos dias atuais, teriam intensificado-se, fazendo com quem o secretário francisco Feliciano procurasse as esferas judiciais, para que seja feito uma investigação no intento de descobrir os autores do fato em questão.

Segundo Francisco, em mensagens enviadas ao whatsapp do blog, os perfis Karllynha Peixoto e Pedro Gondim, são os principais "autores" destas afrontas e já será requerido ao MP e ao Juízo da Comarca de Campo Grande, da qual Paraú faz parte, a solicitação ao facebook, da retirada destes supostos Fake News.

Conheço a pessoa e o profissional que é, o senhor Francisco Feliciano. Gozo de amizade com o mesmo e com membros da política da cidade de Paraú. E creio piamente que tais posturas não tenham cunho político, já que as figuras centrais da ala contrária ao governo municipal, consentiriam posturas jocosas e covardes desta natureza.

Assim, seria muito bom que, caso alguém tenha cometido tal ato, procure recompor-se, sob pena de ser descoberto por meio de investigação criminal e, dentro do que é justo a Lei e ao direito, responder pelo erro.

O respeito, de longe, é a vertente principal da conduta dos líderes políticos de Paraú. Seja da oposição e/ou situação. E, em nenhuma destas alas, há espaço para pessoas com intenções mesquinhas e destitosas semelhantes a tal.

13 de Março de 2019