Notas

Canindé Soares lança quinto livro privilegiando o litoral potiguar

Canindé Soares lança quinto livro privilegiando o litoral potiguarO repórter fotográfico Canindé Soares volta a investir numa publicação impressa, apresentando no próximo dia 5 de dezembro, das 17 às 21h, na Capitania das Artes, seu livro: “Litoral do RN”, destacando nessa edição em capa dura e bilíngue, 149 fotos, distribuídas por 139 páginas, revelando a seu público os melhores ângulos de Natal, Extremoz, Ceará-Mirim, Rio do Fogo, Touros, São Miguel do Gostoso, São Bento do Norte, Caiçara do Norte, Parnamirim, Nísia Floresta, Tibau do Sul, Canguaretama, Baía Formosa, Galinhos, Guamaré, Macau, Porto do Mangue, Areia Branca, Grossos e Tibau. 
         
Premiado, conhecido e muito ativo com site pessoal, fotos publicadas em veículos regionais, nacionais e internacionais, Canindé Soares é filho de São Bento do Trairi, tendo iniciado na fotografia no final dos anos 70, fazendo trabalhos na área social (casamento, aniversários etc.). Com mais de 40 anos de experiência, foi fotógrafo e subeditor de fotografia do jornal Tribuna do Norte em Natal, exibindo em seu currículo vários prêmios, entre eles o Prêmio Abril de Jornalismo.
 
O “mago da fotografia” como é carinhosamente chamado pelos amigos tem intensa participação nas lutas pela melhoria da comunicação, com passagens no Sindicado dos Jornalistas do Profissionais do RN, ocupando várias funções ao longo de várias gestões.
 
Além do site www.canindesoares.com, tem um banco de imagens com um dos maiores acervos de fotografias do RN na internet, www.csfotojornalismo.net.
 
O livro foi aprovado pela lei municipal de cultura Djalma Maranhão, obtendo pleno patrocínio da Potiguar Turismo de Decca Bolonha, contando ainda com apoio das prefeituras municipais de Natal (SETUR), Macau, Parnamirim, Supermercado Nordestão, Hemolab, JMT Service, Governo do Estado do RN e da LGN Estruturas e Eventos.
 
O livro é prefaciado pela professora doutora Sylvana Kelly Marques da Silva, cientista social, que em sua tese de doutorado focou na fotografia de Canindé Soares. “As narrativas fotográficas de Canindé Soares: entre o turismo e a devoção” foi o título escolhido para sua tese de doutoramento.
 
 Serviço:
- Lançamento do livro “Litoral do RN”
- Dia 5 de dezembro – das 17 às 21h
- Capitania das Artes
- Valor R$ 80,00 no dia e R$ 120,00 após.
- As compras no lançamento poderão ser feitas no débito ou crédito
 
Grato pela divulgação, Flávio Rezende - ass.imprensa

Contato para entrevistas com Canindé Soares pelo fone: 9994-2841

Para saber mais:
Trabalhos importantes:
- Fotografias que compôs por dois períodos os cenários do jornalismo da Inter Tv Cabugi, filiada da Rede Globo em Natal e cenários de vários outros programas de TVs locais.
- Cobertura do desfile da Escola de Samba Salgueiro quando esta fez o enredo homenageando Natal no aniversário de 400 anos da cidade.
- Fotos de várias personalidades para a revista Caras, entre elas os jogadores, Pelé, Kaká, Ronaldinho, modelos, Gisele Bundchen, Giani Albertoni, Fernanda Lima, Luize Altenhofen, ator Antônio Banderas, entre várias outras personalidades.
- Único fotógrafo brasileiro contratado para cobrir a vinda do jogador inglês David Beckham a Natal com a finalidade de distribuir as fotografias para toda imprensa nacional.
- Único fotógrafo contratado para cobrir a estada de Bill Clinton, ex-presidente do Estados Unidos em Natal.
– Turnê de Marisa Monte por vários Estados do Nordeste.
 
Livros de fotografias
Em 2010 lançou o Vem Viver Natal
Em 2012 o Natal por Canindé Soares
Em 2013, Natal por Canindé Soares segunda versão
Em 2014, Natal em Fotos, o livro da copa
Prêmios
Em 2013 recebeu um dos maiores prêmios do jornalismo do Brasil, o Prêmio Abril de Jornalismo.
Outros prêmios:
- Troféu Cultura por Toinho Silveira
- Profissionais do Ano por Toinho Silveira (por duas vezes)
- Prêmio Destaque do Mercado por Informática em Revista (por três vezes)
- Talento Potiguar pelo Jiqui Country Club
- Troféu Lambe-lambe pela Associação Potiguar de Fotografia
- The Best Of The Year por Liege Barbalho
 
Cidadão Natalense
Em 2010 recebeu da Câmara Municipal de Natal o Título de Cidadão Natalense por unanimidade e ocorrido pela primeira vez na história da Câmara onde todos os 21 vereadores votaram a favor.
Cidadão Macauense
Neste 2013 recebeu da Câmara Municipal de Macau o Título de Cidadão Macauense, também por unanimidade onde teve o voto de todos vereadores

Cidadão Parelhense
Em 2014 recebeu da Câmara Municipal de Parelhas o Título de Cidadão Parelhense. A proposição foi da vereadora Maria da Guia Dantas de Araújo, presidenta da Casa.
Fotografia como Tese de Doutorado
“As narrativas fotográficas de Canindé Soares: entre o turismo e a devoção” foi o título escolhido pela Dra., Sylvana Kelly Marques da Silva, concluída na UFRN e com estágio na Universidade de Washington, em Seattle, orientada pelo professor e doutor Jonathan Warren, diretor adjunto do Centro de Estudos Brasileiros da universidade norte-americana.

Foto - Flávio Rezende

Nenhum comentário

Comentar