Coronavírus

Cerca de 314 mil óbitos registrados em cartório este ano foram por Covid

Números não levam em conta as mortes causadas por outras doenças trazidas pelo agravamento do coronavírus

Corona

Segundo os números do Portal da Transparência do Registro Civil, atualizados na madrugada desta quinta-feira (1º), dos mais de 927 mil registros de óbito no primeiro semestre no Brasil, cerca de 314 mil foram por Covid-19. Até o momento, os dados oficiais do Ministério da Saúde somam cerca de 518 mil mortes causadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia no País.

Antes, a família tinha até 24 horas após o falecimento para registrar o óbito em cartório, agora por causa da pandemia, esse prazo foi estendido para 15 dias. O cartório tem até cinco dias para efetuar o registro de óbito e depois até oito dias para enviar o ato à Central Nacional de Informações do Registro Civil, que atualiza a plataforma online.

Os números, no entanto, não levam em consideração as mortes causadas por outras doenças que podem ser associadas ao agravamento da Covid-19, principalmente a síndrome respiratória aguda grave (SRAG), responsável por mais de 16 mil óbitos em 2020 e mais de 8 mil neste ano.

Fonte: Brasil 61

Poliana Fontenele

Graduada em Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Estagiou na Rádio Senado e no CRTV do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e atualmente atua como apresentadora e produtora no podcast cineaspectos. No Brasil 61, já realizou críticas de filmes para a antiga coluna Diversão em Pauta e integrou a equipe de relacionamento, antes de vir para a redação.

Comentar