Publicidade

Dificuldades ou Transtornos de Aprendizagem?

04-1

Olá, sou Karythya Mayara, Psicopedagoga, graduada em Pedagogia, Pós Graduanda em Educação Inclusiva e Pós Graduanda em Transtorno do Espectro do Autismo-TEA. Sou professora de Educação Inclusiva da rede Estadual, atuo na área Psicopedagógica em Clínicas, realizo Assessorias nas escolas, palestras e oficinas. 
Contato: (84) 9 9696-6204

Dificuldade e Transtorno são termos muito utilizados na vida escolar das crianças.
E você, sabe diferencia -los?

Segue algumas dicas:

Dificuldades de Aprendizagem.

São de origem externas, ou seja não de origem orgânica. Geralmente são causadas por situações de conflitos emocionais, mudança de moradia, mudança de escola e ou de professor, dentre outras questões pessoais que afetam o aluno, causando assim, a dificuldade de aprendizagem.

Transtornos de Aprendizagem

0201
Padrões considerados normais de aquisição de habilidades comprometidos desde as primeiras fases do desenvolvimento da criança, relacionados a anormalidades no processo cognitivo e disfunções biológicas, caracterizam o transtorno de aprendizagem.
Esse tipo de transtorno é recorrente, manifestando-se durante toda a vida escolar do estudante.
Por isso, quando o professor percebe que a dificuldade de aprendizagem apresentada pelo aluno resiste a suas tentativas de solução, e de  seus recursos, o aluno não apresenta melhora no desempenho escolar, o docente pode estar diante de um transtorno de aprendizagem.
É importante que pais e professores percebam e sinalizem qualquer diferença no processo ensino-aprendizagem em relação aos demais alunos de mesma idade. 
Tanto a dificuldade quanto o transtorno de aprendizagem precisam ser investigados. Nesses casos, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento
Procure um Psicopedagogo. Esse é o profissional capacitado para lidar com os processos da aprendizagem.
 

Posso ajudar!!

Comentar