Noticias da Região

Em Dix-Sept Rosado, 160 estudantes participam do Programa Maria da Penha Vai às Escolas

 

Maria da Penha

A Escola Estadual Francisco Ivo, situada no bairro de Dix-Sept Rosado, em Natal, realizou,  na manhã desta segunda-feira (02/09), a primeira ação educativa dentro do Programa Maria da Penha Vai às Escolas 2019 (PROMAPE). A atividade envolveu 160 alunos, professores, coordenadores e a direção da escola. O debate foi fomentado pela Defensora Pública do Estado e coordenadora do Núcleo Especializado de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUDEM), Maria Tereza Gadelha Grilo e, também, pela equipe da  Subsecretaria de Políticas para Mulheres, da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), sob a condução de Carla Tatiana Azevedo.

No PROMAPE, a abordagem da violência doméstica e familiar contra a mulher trata de explicitara Lei Maria da Penha e demais legislações pertinentes que promova a formação cidadã e a igualdade de gênero. Os alunos devem aprender conceitos como agressão e violência, violência de gênero, violência doméstica e familiar e sua tipologia (psicológica, moral, patrimonial, física e sexual). 

O ciclo da violência contra a mulher é ainda explicado em suas três fases (aumento da tensão, ato de violência e arrependimento) - tendo em vista sinalizar para a importância de responsabilizar o agressor por seus atos através da quebra do silêncio pela mulher. Uma decisão capaz de evitar que o ciclo de violência termine em feminicídio. Por fim, são discutidos os quatro principais sinais de um relacionamento abusivo (ciúme excessivo, controle, invasão de privacidade e chantagem) de modo alertar para o fato de que, nesse caso, a mulher não está segura.

Para a Secretária da SEMJIDH, Arméli Brennand, o enfrentamento à violência doméstica e familiar requer "a construção e o fortalecimento de uma rede de proteção em nível regional, porque os municípios sozinhos não tem condições de atender as demandas apresentadas, desde a prevenção básica iniciada nos serviços de assistência de saúde, de assistência social, na educação, e na atenção psicossocial - uma proteção multidisciplinar prevista não só na Lei Maria da Penha, mas sobretudo na Constituição do país e no próprio Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)". 

PROMAPE continua até o fim do período letivo das escolas

I Concurso de Redação da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte

Os textos dos alunos do 3º ano do ensino médio da rede pública estadual de ensino irão receber homenagem e premiação ao abordar o enfrentamento da violência contra a mulher. O edital de abertura será publicado no dia 16 de setembro, as provas vão acontecer em 23 e 27 de setembro e o resultado será divulgado no dia 27 de novembro.
Até novembro, portanto, as equipes das escolas que aderiram ao PROMAPE devem inclui o conteúdo no planejamento pedagógico, em atividades de sala de aula e também extracurriculares que disseminem os conhecimentos acerca da Lei Maria da Penha e demais legislações pertinentes, que promovam a formação cidadã e a igualdade de gênero.

Na edição 2019, a previsão é de que pelo menos 160 professores estejam envolvidos nas estratégias metodológicas pertinentes ao desenvolvimento do trabalho pedagógico do PROMAPE. Ao longo do mês do #AgostoLilás, diretores(as), coordenadores(as) pedagógicos e professores(as) participaram de ações de sensibilização nas escolas realizadas pela equipe da Subsecretaria de Políticas para Mulheres, da SEMJIDH, SEEC e DPE.

O lançamento do Programa Maria da Penha Vai às Escolas - PROMAPE, edição 2019, aconteceu no dia 26 de setembro, no Teatro da Cultura Popular (TCP), da Fundação José Augusto, no bairro do Tirol.

Seis escolas da rede pública estadual vão debater a violência doméstica e familiar, a igualdade de gênero e noções básicas sobre a Lei no. 11.340, de 07 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha), afim de prevenir e enfrentar a violência doméstica e familiar contra as mulheres, no segundo semestre de 2019. Fruto da parceria das secretarias de estado SEMJIDH (das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Social e Direitos Humanos), SEEC (da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer) e Defensoria Pública do Estado (DPE)
 
CALENDÁRIO DO PROMAPE 2019
 

02.09 - Escola Estadual Francisco Ivo - 9h
 Av. Coronel Estevam, s/n - Dix-Sept Rosado, Natal - RN, 59062-000
Fone: (84) 3232-7473
Diretor: José Gomes Neto

03.09 -CEJA  Centro de Educação de Jovens e Adultos Professora Lia Campos - 19h
Av. Coronel Estevam, s/n - Dix-Sept Rosado, Natal - RN, 59052-200
Fone: (84) 3232-7487

04.09 - Colégio Estadual do Atheneu Norte-riograndense - 15h30
Av. Campos Sales, 393 - Petrópolis, Natal - RN, 59020-300
Fone: (84) 3232-7690

05.09 - Escola Estadual Ferreira Itajubá - 15h
Rua Roraima - Neópolis, Natal - RN | CEP: 59080-140
Fone: (084) 3232-7203

06.09 - CEEP Centro Estadual de Educação Profissional João Faustino - 14h
R. Dep. Marcílio Furtado, 663 - Pitimbú, Natal - RN, 59069-470
Fone: (84) 3218-5527

Crédito das fotos: Subsecretaria de Políticas para Mulheres SPM)/Assessoria de Comunicação DPE-RN

Indicação das fotos:Vicência Santos/SEEC (blusa caqui), Carla Tatiane Azevedo/SEMJIDH (blusa azul), Tereza Grilo/DPE (blusa bege)

Contato:84-99984.1351

Nenhum comentário

Comentar