Rio Grande do Norte

Governo do Estado e Banco do Nordeste ampliarão oferta de crédito do Pronaf A

Na próxima quinta-feira, 2 de maio, a governadora Fátima Bezerra assinará um Termo de Cooperação Técnica com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para ampliar a oferta de crédito do Pronaf A, uma linha específica para beneficiários do Crédito Fundiário. A articulação foi feita através da Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e de Apoio à Reforma Agrária (Seara), futura Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf).

A solenidade de assinatura do Termo de Cooperação Técnica acontecerá na sede da Governadoria (Centro Administrativo do Estado), às 9h, com a participação do titular da Seara, Alexandre Lima, de representantes da Emater-RN e do Instituto de Gestão de Águas (Igarn).

Para essa linha de crédito, serão ofertados R$ 26,5 milhões, beneficiando 1000 famílias de 25 municípios do Rio Grande do Norte que vivem em comunidades do crédito fundiário.

Os projetos de crédito serão elaborados pelos técnicos da Emater-RN, e deverão ampliar os investimentos das áreas produtivas, com ênfase em atividades de convivência com o semiárido e agroecologia. Outro critério é destinar 30% do valor do financiamento para mulheres e jovens, em atividades rurais ou não rurais, desde que realizadas na unidade familiar. O limite a ser financiado por família é de até R$ 26.500,00, com juros de 0,5% ao ano e desconto de 43% para pagamentos das parcelas em dia.

O Termo de Cooperação Técnica também prevê assistência técnica aos beneficiários do crédito fundiário durante três anos. A Emater-RN oferecerá esse serviço para 700 famílias e a ONG Terra Viva se responsabilizará por outras 300.

Posteriormente, o Governo do Estado, através da Seara/Sedraf, elaborará um diagnóstico para trabalhar outras políticas públicas estruturantes com essas famílias, como inserção a mercados e inovações tecnológicas nas propriedades.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:

Luciana de Oliveira - Assessora de Comunicação

Nenhum comentário

Comentar