Publicidade

A inclusão é um desafio e a transformação das Escolas deve ser encarada como um compromisso inadiável

karythya

O período letivo de 2020 está iniciando. A escola que seu filho estuda está se preparando para recebe- lo?
Sabemos que não é tão fácil assim, então preparamos algumas dicas para você ficar atento(a) e assim, possamos promover a  inclusão desses alunos nas  escolas. Confiram!

- A  inclusão deve ser vista como uma oportunidade e não como uma obrigação.

A Lei Brasileira de Inclusão  garante o direito de matrícula das pessoas com deficiência no ensino regular e sem cobrança de taxas extras ou aumento da mensalidade. Contudo, de nada adianta matricular o aluno e deixá-lo largado no fundo da sala de aula, sem que  consiga aprender ou mesmo se integrar com os demais alunos.

- Os profissionais estão se preparando?

É preciso qualificação profissional. 
Cada deficiência possui as suas particularidades e por isso é fundamental que você entenda mais sobre ela. A maneira de lidar com um aluno com  AUTISMO nunca será a mesma que lidar com um aluno com síndrome de Down, assim como os outros transtornos, síndromes e deficiências.

- A família está sendo integrada nos projetos da escola?

Isso mesmo! As pessoas mais indicadas para  ajudar a lidar com um aluno com deficiência/transtorno/dificuldades, são os pais.  É preciso muita interação. A família faz parte de todo processo.

- Nessa escola existe projetos para trabalhar a Inclusão com todas as crianças?

-Quando  a escola recebe um novo aluno que apresenta algum atraso de desenvolvimento, é preciso conscientizar as demais crianças sobre a importância da inclusão. Esses temas devem ser  tratados com bastante naturalidade, precisamos evitar atitudes preconceituosas.

Karythya2

Quer saber mais?
Posso ir à Escola que seu filho estuda.
Entre em contato conosco, será um prazer!
Eu, sou Karythya Mayara, Psicopedagoga, graduada em Pedagogia, Pós Graduanda em Educação Inclusiva e Pós Graduanda em Transtorno do Espectro do Autismo-TEA. Sou professora de Educação Inclusiva da rede Estadual, atuo na área Psicopedagógica em Clínicas, realizo Assessorias nas escolas, palestras e oficinas. 
Contato: (84) 9 9696-6204

Nenhum comentário

Comentar