Publicidade

Seu carro usa Gás Natural Veicular?

Você já deve ter ouvido falar em Reteste do cilindro de Gás Natural veicular, mas, você sabe o que isso significa?
recar
O que é reteste?

O Reteste visa inspecionar se um cilindro está apto a armazenar o Gás Natural Veicular (GNV), atendendo à NBR 12274.

O objetivo final do Reteste é a segurança veicular, uma vez que é extremamente arriscado utilizar um cilindro que esteja em más condições.

No processo do Reteste é inspecionado um conjunto de itens, visando identificar a integridade do cilindro em teste.

São avaliados meticulosamente no processo realizado desde a integridade do corpo de cilindro até a verificação de sua real capacidade volumétrica e resistência.

Caso o cilindro não seja aprovado: deve ser substituído e inutilizado.

Caso o cilindro seja aprovado: no processo de requalificação recebe o selo de qualidade do Inmetro, atestando a sua condição adequada de utilização.

O prazo máximo de validade de cada Reteste é de 5 anos, podendo variar para menos, em função do estado apresentado pelo cilindro em cada vistoria anual.

Esse prazo aplica-se em casos de o cilindro ter tido um uso regular neste período.

Em casos onde o veículo portador do cilindro tenha se envolvido em acidentes ou qualquer outra intercorrência, recomendamos que seja feito o Reteste a qualquer tempo.

O tempo máximo de vida útil dos cilindros GNV por lei, atualmente são 20 anos, desde que o cilindro seja bem conservado e inspecionado periodicamente e requalificado a cada 05 anos.

Não esqueça: o Reteste do cilindro é um item obrigatório para regularizar a situação do seu automóvel. Você precisará fazer a inspeção veicular, através da qual lhe será fornecido o Certificado de Segurança Veicular e um Selo GNV. Se o cilindro estiver com a data de requalificação vencida, o seu veículo não será aprovado, podendo, assim, ser apreendido e multado.

Por que fazer?

O Reteste é obrigatório e deve ser realizado em caso de reprovação do cilindro durante a vistoria anual do DETRAN ou por vencimento da validade do prazo fornecido por fábrica ou por um Reteste anterior.

O fato é que, seja por segurança ou adequação as normas vigentes, a requalificação de Cilindros GNV, deve ser realizada a cada 5 anos, conforme a data de seu último Reteste – conforme indicação do selo e marcação afixado na cúpula do cilindro – em caso de reprovação do cilindro durante a vistoria anual obrigatória do DETRAN.

Lembramos que em ambos os casos o Reteste do cilindro somente pode ser realizado por uma empresa que possua a acreditação específica do Inmetro.

recar2

Onde fazer?

A Recar Gás é credenciada pelo Inmetro, o seu Reteste é feito com comodidade, segurança e agilidade, com profissionais capacitados.

A Recar Gás fica na Avenida Santa Luzia, 146, Bairro Santa Delmira

Endereço para Reteste:

Avenida Santa Luzia, 146, Bairro Santa Delmira
Contatos: 84 9 9972-2748
[email protected]

Comentar