Prefeitura de Mossoró

Teste do Pezinho passa a ser ofertado em todas as UBS de Mossoró

PmmO Teste do Pezinho, serviço que antes somente era disponibilizado no PAM do Bom Jardim, a partir de agora passa a ser oferecido em todas às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Mossoró. A extensão do serviço é mais um projeto que a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde, que está sendo disponibilizado para a população.

O Teste do Pezinho é um exame realizado a partir do sangue coletado do calcanhar do recém-nascido através de uma punção com lanceta estéril e descartável. A realização do teste é obrigatória em todo o território nacional e a coleta deve ser feita no momento da alta hospitalar.

A secretária de Saúde Morgana Dantas reforça que a expansão no serviço vai beneficiar diretamente as mães que antes precisavam se deslocar até o PAM e ainda dependiam de agendamento. “A partir de agora, a Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando também a realização do Teste do Pezinho nas Unidades Básicas de Saúde para facilitar o acesso das mães que acabaram de ter seus bebezinhos”, reforçou.

De acordo com a secretária Morgana, 32 UBSs de Mossoró já estão aptas a realizarem o exame a partir da coleta de sangue do pezinho do bebê, e outras unidades já estão sendo treinadas para também oferecerem o serviço. O diagnóstico precoce, a partir do Teste do Pezinho, pode identificar as seguintes doenças: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias, Deficiência de Biotinidase; Hiperplasia Adrenal Congênita, Deficiência da desidrogenase acetil CoA de cadeia curta (SCAD), Deficiência da desidrogenase acetil CoA de cadeia média (MCAD), Deficiência da desidrogenase acetil CoA de cadeia longa (LCHAD), Deficiência da desidrogenase acetil CoA de cadeia muito longa (VLCAD) e Deficiência do transporte da carnitina primária (CTD).

Comentários

Celestino
A população de Mossoró, necessita urgentemente de uma melhora no serviço para aquisição do RG, seja 1ª, 2ª ou 3ª via. Ao se procurar a central do cidadão, só se ouve a resposta, entre no site após meio dia, só que nunca tem vaga, o estranho é que o agendamento, é somente para o dia em curso, não tem opção para um outra data do mês não. Em pleno século XXI, um desserviço desse, é inadmissível ou é uma prova contundente de que os serviços públicos foram criados para não funcionar. A população pede um pouco de atenção por parte das autoridades competentes, para que o servidor público tenha mais respeito e trabalhe com mais competência para servir melhor o contribuinte, tendo em vista, que somos nós contribuintes que pagamos os salários dos servidores públicos.

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