Noticias da Região

Você conhece as ruas de Mossoró?

Levantamento com registro de cep’s dos Correios revela um pouco mais sobre a cidade. Você sabe qual o nome mais homenageado para identificar ruas, avenidas, praças e vilas?

Por Filipo Cunha - tcmnoticia

Ceps

Um levantamento feito com os dados de todos os logradouros com CEP em Mossoró revela algumas curiosidades sobre a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. Você sabia que existem na cidade 3.411 logradouros com CEP? Aqui estão inclusas ruas, avenidas, praças, vilas, travessas, ou seja, tudo que tenha um CEP – o Código de Endereçamento Postal.

A avenida com mais cep’s é a Avenida Wilson Rosado – que para os Correios segue o trajeto da Avenida do Contorno – ela tem 11 cep’s e passa por dez bairros. A segunda com mais pontos de entrega é a Avenida Rio Branco, com nove códigos passando por oito bairros.

Segundo dados do início deste ano, são 3.068 ruas, 177 avenidas, 78 travessas, 33 praças, 29 vilas, quatro alamedas e dois largos. Ufa! Sabe o nome mais homenageado? ‘Francisco’ é o primeiro nome de 173 logradouros, depois vem ‘José’ com 145 e o terceiro é ‘Maria’ com 128 primeiros nomes.

Você sabia que Mossoró tem uma rua chamada LSD no Aeroporto? Mas calma, antes de pensar que os legisladores foram longe demais é bom deixar claro que uma cidade pode ter diversas ruas ‘LSD’ que significa – Logradouro Sem Definição.

O nome das ruas hoje é dado pelas Câmaras Municipais de cada cidade – então para alguém dar nome a uma rua em Mossoró é necessário um projeto ser aprovado pelos vereadores. Esta honra foi dada a pessoas de diversas profissões. Mas algumas ruas trazem a profissão do homenageado no nome da via. Então é possível identificar como nome de rua quatro pastores, sete desembargadores, dez padres, 32 doutores ou doutoras, 34 militares por diferentes patentes (sargento, capitão, tenente, brigadeiro ou coronel), e 35 professores e professoras.

Famílias importantes na cidade também são facilmente encontradas entre os nomes das vias. Os Rosados dão nome a 30 vias, mas não se comparam com os 95 nomes de família ‘Souza’ (sem contar com 8 ‘Sousa’), e claro a grande família Silva. São 217 nomes com a maior família do Brasil.

Um olhar mais atento no nome das localidades por bairro também tem detalhes interessantes. Quem procurar um endereço no Bairro Santa Julia tem que ser craque ou bom piloto. É que as ruas do bairro são divididas por dois tipos: os nomes de carro e montadoras, ou os times de futebol. Tem Rua Citroen, Rua Chrysler, Rua Clio, Rua Chery, Rua Chevrolet. Elas normalmente fazem cruzamento com os clubes: Rua Associação Cultural e Desportiva Potiguar, Rua Mossoró Esporte Clube, Rua ABC, Rua América…

No Bairro Bela Vista, a monarquia está bem representada por diversos condes brasileiros. No Sumaré os homenageados são os países: Rua República do Peru, Rua Reino Unido, Rua Qatar, Rua Espanha. Bom, e você mora em que rua?

Comentários

Eu
Conheço,eu sou motoboy 😌

Comentar