03 de abril de 2024 - 20:12

Ex-reitor coloca seu nome para o PT como candidato a prefeito de Mossoró

Josivan Barbosa assina novamente ficha de filiação no PT e já adianta que pretende ser “cabeça de chapa” na sucessão de Allyson

Josivan: ” Eu prefiro iniciar colocando o nome apenas para a cabeça de chapa. Assumi compromisso com o PT de não mexer com candidatura para vereador” | Foto: Reprodução

Por Carol Ribeiro | Diário do RN

A documentação já está pronta para a filiação de Josivan Barbosa ao Partido dos Trabalhadores (PT). Oito anos depois, o professor da Ufersa retorna à sigla, como uma opção da oposição esquerdista em Mossoró para a disputa majoritária. Sua chegada ao partido não inclui planos para a eleição a vereador, como ele explicou ao Diário do RN.

“Eu prefiro iniciar os trabalhos colocando o nome apenas para a cabeça de chapa. Eu assumi o compromisso com o PT de não mexer com candidatura para vereador”, disse.

O PT em Mossoró ainda não tem uma pré-campanha a prefeito, embora a pré-candidatura da deputada estadual Isolda Dantas (PT) tenha sido definida em setembro passado. Josivan explica que o partido está focado na formação das nominatas e por isso a majoritária deverá ser tratada depois.

Por enquanto, ele não pensa na vice-prefeitura. Quer ser candidato a prefeito. Contudo, considera a composição em caso de uma chapa puro-sangue. O professor acredita que “seria melhor para o fortalecimento do PT na cidade e no interior do RN, que é polarizado por Mossoró”, uma chapa formada somente pelo PT ou pelos partidos que compõem a Federação Brasil da Esperança (PT-PV-PcdoB).

“Eu fui claro com o partido. Estou voltando para contribuir naquilo que o partido considerar mais viável. E se partido considerar que eu não tenho condições de contribuir com o crescimento do partido em Mossoró, fazer o que?”, levanta.

“A população entendeu que o tempo de Rosalba passou”

Já na possibilidade de composição com outros partidos, fora da Federação, “a decisão precisa ser avaliada dentro de um contexto maior”. Josivan responde ao questionamento da reportagem sobre composição com Rosalba Ciarlini.

“Rosalba deu contribuição gigantesca para Mossoró nos últimos 40 anos. A população entendeu que o momento dela passou. Isso é comum na política. Na política o tempo de permanência no auge tem prazo de validade. Precisamos compreender isto”, afirma.

No entanto, ele entende que se trata de uma decisão de partido e que ele está disposto a aceitar a decisão do Diretório Municipal. “Mas insisto que estou colocando meu nome para a cabeça de chapa”, reforça.

A reportagem entrou em contato com Isolda Dantas, presidente do PT em Mossoró. Com poucas palavras, ela informa que o partido conversou com o ex-reitor sobre como ele poderia “ajudar” nas eleições de 2024.

“Josivan é um quadro muito qualificado. Estamos felizes com o retorno dele às fileiras do PT. Está à altura de qualquer disputa”, disse.

Perfil

Josivan Barbosa é agrônomo e atua como chefe do Departamento de Ciências Humanas e professor no curso de Ciências Agrárias na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).

Foi o último diretor da Escola Superior Agrícola de Mossoró (ESAM) antes de se tornar UFERSA, entre 2004 e 2005. Foi o primeiro reitor ‘pro tempore’ da Universidade Federal, até 2008, e de 2008 a 2012, foi o primeiro reitor reeleito. Esteve à frente da UFERSA na federalização e na construção de quatro campi: em Mossoró, Angicos, Pau dos Ferros e Caraúbas.

Após a eleição municipal de 2012, permaneceu no PT até 2016. Desde então, estava filiado ao PCdoB, mas sem atuação eleitoral de lá para cá. A volta ao PT aconteceu sexta-feira (29) e deve ser marcada em evento de filiação a ser agendado pela sigla.

Fonte: Blog Carol Ribeiro